Parque Natural de São Tomé – Obô

by flavioboss

Mais de 30% da ilha de São Tomé possui uma área natural protegida que é o Parque Natural de São Tomé, ou como chamam Obô que é o nome em crioulo local para Floresta cerrada.

Zona pertencente ao Parque

O Parque Natural «Obô» de São Tomé, foi criado para proteger as áreas florestais à volta do Pico de São Tomé (2024 metros de altura) e os seus ecossistemas representativos (florestal, costeiro e marinho). O Parque Natural Obô de São Tomé  (PNOST) apresenta um território descontínuo, abrangendo 3 zonas distintas:

  • Um maciço central, que já é reconhecido atualmente como Parque Natural pela maioria dos visitantes (zona centro e sudoest);
  • A Zona de Malanza, na parte Sul de S. Tomé;
  • A Zona de Praia das Conchas e Lagoa Azul

Toda a área verde-escura é a zona do parque natural e toda a zona verde-claro a volta é considerada a zona “tampão”, ou seja a zona entre o parque e a zona habitada. Geralmente nessa zona é implementada a prática da agricutura.

O que existe dentro do parque natural

O Parque Obô de S. Tomé é desabitado, não possui assentamentos humanos permanentes, pelo relevo, elevada pluviosidade, dificuldade de acessos e inaptidão dos solos para atividades agrícolas na sua generalidade.

Na área do parque natural, principalmente a área maior, existem diversos tipos de plantas, endêmicas e introduzidas, principalmente árvores de grande porte e altitude. Grande parte delas medicinais. O parque também possui espécies de aves e répteis que são na sua maioria endêmicas das ilhas. há também uma espécie de macaco e a famosa cobra preta.

É também dentro do parque que estão a maioria dos picos como o Cão Grande, o pico de São Tomé e a Lagoa Amélia (Cratera de vulcão adormecido que é provavelmente a nascente dos principais rios da ilha).

A flora do parque natural obô

De fato, a flora do Parque Natural de Obo inclui também as coníferas perenes Afrocarpus mannii, pomares, samambaias e musgos. Com cerca de 100 tipos diferentes de orquídeas únicas e mais de 700 espécies de flora, este lugar é um paraíso para a fauna que vive entre as árvores.

Sem dúvidas o Parque natural de São Tomé é um lugar exclusivo para quem gosta da natureza e é inaceitável não visitar este lugar ou pelo menos passar pela porta que é o Jardim Botânico de Bom Sucesso.

Se gostou do conteudo, deixe um comentário sobre o que achou do poste e se ele ti ajudou, ajude também nosso blog a crescer e alcançar mais pessoas partilhando esse post nas redes sociais.

Se tiver alguma dúvida ou precisa de alguma informação, pode entrar em contacto connosco pelo email: viagemasaotome@gmail.com ou pelo whatsapp: +239 9027090 ou +239 9867029…

Deixe seu comentário e nos diga o que achou do Post para melhorarmos nosso trabalho!

Obrigado pela atenção, um abraço genuinamente São-Tomense 🙂

Related Posts

Deixe um Comentário

Translate
× Precisa de ajuda?