A Ilha de São Tomé é a maior ilha do conjunto de duas ilhas e vários ilhéus do arquipélago de São Tomé e Príncipe. Tem dimensão em área de cerca de 850 km2 e sua cidade capital é São Tomé. É de origem vulcânica e foi descoberta em 21 de Dezembro de 1470.
A ilha do Leve Leve
É nessa ilha onde tudo acontece, onde se situa as principais cidades, vilas e aldeias, onde se concentra o maior numero da população (cerca de 200 mil pessoas) e dispõe de maior número de atrações turisticas. O leve-leve é caracteristico do povo sao-tomense, sendo muito evidente no estilo de vida das pessoas nessa ilha, pois além do centro da cidade capital São Tomé (área do mercado municipal), que é a área mais movimentada, todo o resto da ilha é bastante simples e tranquilo, com pouca movimentação onde tudo parece estar parado ou andando em camera-lenta.
Distribuição da Ilha de São Tomé
A ilha é dividida em 5 distritos, sendo Água Grande (cidade Sao Tome), Mé Zochi (cidade da Trindade), Cantagalo (cidade de Santana), Caué (cidade de São João dos Angolares), Lobata (cidade de Guadalupe) e Lembá (cidade de Neves), “curiosamente todas as cidades têm nomes de santos ou santas”.
É uma ilha pequena, onde é possível fazer do Norte ao Sul em menos de 3 horas de carro. As cidades também são bastante pequenas, parecem pequenas vilas, com poucas distâncias entre edifícios e pode-se dizer que passando um dia inteiro na cidade é possível encontrar-se com a mesma até 10 vezes. A percorrer a ilha passa-se pela parte do Norte, que é mais quente e com vegetação mais baixa, semelhante a uma savana, a parte do Sul, mais fresca, com vegetação secundária de palmeiras e outras árvores altas e belíssimas praias de areia dourada e mar azul transparente e na área do Interior que é bem mais fria e maior altitude, densa com ênfase ao Parque Natural Obô onde a floresta é praticamente primária com inúmeras espécies de plantas endémicas.
O que ver na ilha de São Tomé
Na ilha de São Tomé, é possível ver várias atrações turísticas de Norte a Sul. Pode visitar as inúmeras Roças de Cacau de Café, como a Roça Agostinho Neto, Água Izé e Monte Café, para ver os antigos engenhos de cana de açúcar, fermentação e secagem de cacau e café e algumas fábricas de chocolate e café biológico, as antigas casas coloniais e as mais belas infra estruturas arquitetônicas feitas no século passado como os Hospitais, a Catedral da Sé e o Museu Nacional. Também ver as muitas cascatas geladas no interior da ilha, como as de Bombaim e São Nicolau, rios que cortam a ilha e deságuam no mar e as praias mais bonitas do norte e sul como a Lagoa Azul, Tamarindos, Inhame e Praia piscina, com água cristalina e praias de areias douradas, brancas ou até mesmo areia preta (praia Sete Ondas). Outras atrações imperdíveis são os picos e montes (Pico Cão Grande e Pico de São Tomé de 2024 m de altura), bem como os patrimônios geológicos como o caso da Boca de Inferno.
Para fechar
Não podemos esquecer de citar os pequenos ilheu que estão em volta da ilha, com destaque para o Ilheu das Cabras que pode ser visto da capital e o Ilheu das Rolas ao sul, onde passa a linha do equador e lugar imperdível com praias exóticas belíssimas. Ainda tem outros ilhéus como São Miguel, Santana e Sete Pedras.
Se gostou do conteudo, deixe um comentário sobre o que achou do poste e se ele ti ajudou, ajude também nosso blog a crescer e alcançar mais pessoas partilhando esse post nas redes sociais.
Se tiver alguma dúvida ou precisa de alguma informação, pode entrar em contacto connosco pelo email: viagemasaotome@gmail.com ou pelo whatsapp: +239 9027090 ou +239 9867029…
Deixe seu comentário e nos diga o que achou do Post para melhorarmos nosso trabalho!
Obrigado pela atenção, um abraço genuinamente São-Tomense 🙂
2 comentários
[…] São Tomé […]
Muito obrigado 🙏