A Ilha do Príncipe é a segunda maior ilha do conjunto de ilhas do arquipélago de São Tomé e Príncipe, também de origem vulcânica com uma área de cerca de 135 km2 . Descoberta em 17 de Janeiro de 1471 tendo recebido o nome de Santo António.
Antes de mais, porquê “Ilha do Principe”?
Bem, a história é bastante simples, as ilhas pertenciam às antigas colónias portuguesas em África dos séculos passados, por isso, cerca de 4 anos depois da sua descoberta, o Rei de Portugal D. Afonso V, pelo carinho que tinha, decidiu dar à ilha o nome do seu Filho, o Príncipe D. João II, que após se tornar rei e depois da sua morte a ilha passou a se chamar somente “Ilha do Príncipe”.
Um paraiso na Terra
A ilha é bem mais pequena que a de São Tomé, com uma população de aproximadamente 9 mil pessoas, em que mais de 50% da população mora na cidade de Santo António que é a capital e única cidade da ilha. Foi no passado produtora de cana-de-açúcar, cacau e café e atualmente sua economia é focada no Turismo ecológico e pesca pela sua riqueza marítima. É uma região que sofre de dupla insularidade, em relação à ilha de São Tomé e em relação ao continente africano e por isso tudo lá tem mais custo e é mais lento.
A Ilha Leve Levezinha
É chamada de ilha levezinha, pois o conceito de “leve leve” é ainda mais evidente, com pouca movimentação na cidade e principalmente nas aldeias e Roças. A maior movimentação acontece graças ao turismo que impulsiona a economia e dinamiza o emprego e a exploração da ilha.
Grande parte da ilha é ainda coberta por floresta primária (área do Parque Natural Obô), rodeado por praias praticamente virgens e ainda mais desertas e berço de alguma das espécies mais raras do mundo, como a tartaruga SATA e o Papagaio cinzento do Príncipe que são espécies em vias de extinção. A ilha conseguiu preservar a espécie, que nos últimos anos, voltou a sobrevoar a cidade de Santo Antônio, como antigamente, anunciando o fim do dia e a chegada da noite.
Ilha do Príncipe Paraíso
Nos ultimos anos foi restaurada varias Roças e outras infraestruturas coloniais, erguendo hoteis de cariz ecologico, edificios coloniais para escolas, centros recreativos e profissionais e melhoria do aeroporto. Tudo com ajuda dos investimentos da empresa HBD, do milhonário Sul africano Mark Shuttleworth, o primeiro homem africano a viajar para o Espaço. Em 29 de Abril de 1995 a ilha passou a contituir uma região autonoma, formada pelo distrito de Pagué e em 11 de Julho de 2012 tornou-se Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, passando assim a ser a primeira reserva africana a integrar a rede mundial da biosfera costeira, provando que a relação entre o homem e a natureza é sustentável.
A Teoria da Relatividade de Albert Einstein
A ilha do Principe tem muito para ver e descobrir. As praias mais lindas do país como a Praia banana e praia boi, lugares como ilheu Bombom e Belo Monte ou historia como a Roça Sundy onde foi comprovado a Teoria da Relatividade de Albert Einstein em 1919.
Se gostou do conteudo, deixe um comentário sobre o que achou do poste e se ele ti ajudou, ajude também nosso blog a crescer e alcançar mais pessoas partilhando esse post nas redes sociais.
Se tiver alguma dúvida ou precisa de alguma informação, pode entrar em contacto connosco pelo email: viagemasaotome@gmail.com ou pelo whatsapp: +239 9027090 ou +239 9867029…
Deixe seu comentário e nos diga o que achou do Post para melhorarmos nosso trabalho!
Obrigado pela atenção, um abraço genuinamente São-Tomense 🙂